Artigos

Emoções e Saúde - Nosso Espelho
Emoções e Saúde - Nosso Espelho
23/09/2016

Do site: institutosalgado.com.br

Muitas das dores e doenças que nos acometem têm forte ligação com o que se passa no nosso interior. Nossas vivências, emoções, frustrações e conquistas afetam nosso humor, nossa imunidade, nossa sensibilidade, seja para o bem ou para o mal.

Pesquisadores de diversas partes do mundo já dedicaram parte do seu tempo para pesquisar as relações entre as emoções e as doenças. A solidão, por exemplo, está entre as situações que fragilizam o corpo, reduzem a imunidade e tem, inclusive, efeitos nocivos sobre a pressão arterial e o colesterol. Pesquisa divulgada na Northwestern University (EUA) relatou que adultos que vão para cama sozinhos e se sentem isolados, apresentam no dia seguinte um aumento dos níveis de cortisol (hormônio ligado ao estresse e outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares). Estudo da Universidade de Chigaco sobre solidão e saúde física e emocional concluiu que esse sentimento perturba o sono, eleva as chances de desenvolver depressão e diminui a sensação de bem-estar.

Conclusão: a solidão aumenta em 14% as chances de morte prematura entre adultos mais velhos.

Conclusão: a solidão aumenta em 14% as chances de morte prematura entre adultos mais velhos.

A raiva, quando em excesso, também é prejudicial! Quando estamos sob efeito desse sentimento, submetemos nosso corpo a uma descarga de adrenalina elevada que provoca alterações fisiológicas como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, sudorese, inquietação e até insônia. Com o tempo, se não eliminada, a raiva pode levar até a infarto e AVC. O mesmo se dá com a mágoa.

Em contrapartida, riso, bom humor e alegria elevam nossa saúde e bem estar, mandam o estresse para longe, fortalecem o sistema imunológico, reduzem a sensação de dor e contagiam as pessoas que estão ao redor. Sorrir nos relaxa pois alivia a tensão, gargalhar potencializa a liberação de endorfinas, protege o coração, colore a vida.

Olhe no espelho e veja qual sentimento está refletido nele. Faça isso constantemente e busque o equilíbrio emocional, em suas relações e no trabalho para viver com qualidade e alegria.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.