Felicidade na Dinamarca é coisa séria. O dinamarquês não só é alegre, mas também detém o título de povo mais feliz do mundo segundo uma pesquisa divulgada em 2016 pela Universidade da Colômbia (o Brasil está em 17º lugar). Para descobrir o motivo de tanta prosperidade, é preciso desvendar um conceito típico dinamarquês, o “hygge” (pronuncia-se "hu-ga")!
O termo serve para descrever diversas situações de bem-estar e contentamento, que podem ser desde tomar um chocolate quente com amigos num inverno frio até ler um livro em uma rede preguiçosa numa tarde de verão. É como se os dinamarqueses se permitissem viver situações somente para sentir conscientemente uma sensação de conforto. Ou seja, é uma escolha pelo bem-estar.
Do not translate!
De origem norueguesa, a palavra chegou à Dinamarca no século 19 e está presente em toda a língua. “É quase impossível conversar em dinamarquês sem usar uma palavra relacionada a hygge, que é tão parte da língua dinamarquesa quanto do estilo de vida do país nórdico”, explica Birte Dreier, especialista em dinamarquês da Babbel.
Segundo Bertie, a tradução literal para o português seria “aconchego”. “Mas a palavra dinamarquesa hygge também significa ‘bem-estar’, ‘contentamento’, ‘sociabilidade’ e ‘segurança’, no sentido de se sentir protegido e tranquilo”, diz. Portanto, não há um único significado e fica difícil traduzir de fato. É quase como o nosso “saudade”, que os estrangeiros até conseguem entender o significado, mas não há um termo específico para a palavra em outras línguas.
Eu hyggeio, você hyggeia
Na Dinamarca, há um entendimento geral de quais hábitos e programas são considerados hyggelig (adjetivo para o que é hygge) e também sobre como fazer hygge. Mas não há acertos e nem erros, pois também existem percepções pessoais do que é hygge, segundo a especialista.
Por exemplo: pode ser jantar com amigos para uma pessoa e, para outra, assistir uma partida de futebol do time do coração. Também pode ser jantar com amigos, ler um livro enquanto chove lá fora, almoçar no parque num dia de sol, ir a um show, tomar uma cerveja à beira da praia e por aí vai.
Ou seja, o que importa é o bem-estar de cada um. Inclusive, aquela calça confortável que você adora usar em casa leva a palavra em seu nome no dinamarquês: “hyggebukser”.